PARA QUE SERVE BCAA

PARA QUE SERVE BCAA

Para que serve BCAA?

O principal papel do BCAA é a recuperação de lesões musculares que normalmente acontecem durante um treino intenso de musculação. Num exercício com pesos, o organismo entra num processo catabólico, ou seja,  se o organismo não tiver os nutrientes necessários para suprir esta necessidade metabólica, o organismo passa a retirar os aminoácidos presentes na musculatura para suprir suas necessidades de energia, Isso resulta na perda de massa muscular

O que é BCAA? 

O BCAA deriva da abreviação de “Branch Chain Amino Acids”, ou seja, aminoácidos de cadeia ramificada. O BCAA é formado basicamente por 3 aminoácidos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo, são eles: a L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, sendo o mais importante deles a L-Leucina.

Para adquirir músculos, é necessário ter proteína, e para ter proteína, é preciso ter aminoácidos.

Existem dois tipos de aminoácidos, os essenciais e os não essenciais.

Aminoácidos essenciais são os aminoácidos que nosso organismo não pode produzir, e por isso, só podem ser adquiridos pela ingestão de alimentos ou suplementos alimentares. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, fistidina e valina.

Aminoácidos não essenciais são os aminoácidos produzidos pelo nosso organismo. São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico e sirina.


Como tomar BCAA?

A grande maioria dos BCAA´s no mercado possuem o rótulo com indicação de consumo bem menor do que a dose correta que fará efeito em seu organismo.  Isso ocorre para não assustar a pessoa que irá ingeri-lo.  A maioria das marcas comercializam o BCAA em tablete de 1g, por isso, se falarmos que a dose recomendada para ingestão é de 15 tabletes, isso parecerá absurdo, no entanto, se falarmos em 15g, se torna mais tolerável e 15g é praticamente meio scoop, falando de BCAA em pó.

Vários estudos foram feitos e chegou-se a conclusão de que a dose certa recomendada de BCAA para quem treina com intensidade é de 0,20g  por peso corporal diariamente.

Por exemplo, uma pessoa com 65kg deve ingerir 13g de BCAA por dia (65 x 0,20 = 13).

Por isso o BCAA em pó é o mais recomendado, pois evita irritações gástricas.
Esta dose diária deve ser dividida 40 minutos antes do treino, durante o treino e no pós  treino.

Agora, se em sua dieta você já consome outro suplemento que contenha BCAA, como o Whey Protein, essa quantidade de consumo pode ser reduzida, conforme sugestão abaixo:

Para uma pessoa de 80 kg ou menos,  3 g de BCAA antes, durante e após o treino, totalizando 9 g de BCAA diário.

Para uma pessoa  com 81 kg ou mais, 5 g de BCAA antes, durante e após o treino, totalizando um consumo diário de 15g.

Você também pode enriquecer sua dieta com fonte de BCAA para otimizar seus resultados, como por exemplo:  peito de frango, carne vermelha,  atum, salmão, tilápia, peito de peru, ovo e amendoim. Já para os vegetarianos, como as maiores fontes de BCAA são as carnes, o suplemento de BCAA se torna indispensável.


BCAA emagrece?

Não, o que emagrece é uma dieta balanceada, no entanto, o BCAA é utilizado para otimizar a perda de peso devido á sua ação anti catabólica, ou seja, favorece a síntese das proteínas no organismo, evitando que você perca massa magra ao invés de queimar gordura durante os treinos.


BCAA e Whey Protein

É comum se ouvir por aí pessoas dizendo que não vale a pena investir no consumo de BCAA já que o suplemento é caro, e preferem aumentar a dose recomendada de Whey Protein já que este tem o BCAA incluso em sua formulação. No entanto, isso não é verdade.  Os BCAA´s contidos no Whey Protein estão ligados á outros aminoácidos e para serem liberados na corrente sanguínea, precisam passar por um processo de digestão.


Agora, no caso dos suplementos que contém exclusivamente os BCAA´s , estes são liberados rapidamente na corrente sanguínea não precisando passar por um processo digestivo, passando praticamente direto pelo fígado e pelo intestino delgado.


Por isso, tomar o BCAA é muito útil para quem treina com objetivo de ganho de massa muscular, pois são aminoácidos de rápida absorção do organismo.


Porém, isso não minimiza a vantagem de tomar a suplementação de Whey Protein, pois os BCAA´s contidos no Whey Protein são diferentes e úteis, cada um faz o seu papel no metabolismo.


BCAA Reduz a dor muscular

Tomar o BCAA em horários estratégicos, ou seja,  uma hora e meia antes do treino, uma hora e meia depois do treino, entre o almoço e o jantar, e novamente antes de dormir, diminui significativamente aquela dor que sentimos  de 24 a 48 horas do pós treino. Esse estudo foi feito na Universidade de Birmingham, o teste realizado foi com doses de 3 g nos intervalos citados.


Por  tratar-se de aminoácidos essenciais, o corpo não se adapta á eles, e por isso o BCAA não precisa ser ciclado.


As informações contidas neste site são informativas e não tem o objetivo de prescrição. Consulte seu médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplementação esportiva. 

ONDE COMPRAR BCAA

A Jacksports é uma loja de suplementos alimentares que vende no varejo com preço de atacado. Visite a loja física em São Paulo ou acesse a loja virtual e compre seu Bcaa.



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